Tamanho do texto

Ministro diz que governo estuda projeto de construir quatro novas usinas nucleares no Brasil, além de Angra 3, já em obras

O governo está "reavaliando" o projeto de construir quatro novas usinas nucleares no Brasil, além de Angra 3, já em obras, disse nesta quarta-feira o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

"As quatro (usinas) que estão planejadas poderão ser construídas ou poderão ser reavaliadas", disse o ministro a jornalistas.

Ele ressaltou, entretanto, que em nenhum momento o governo "disse que não vai construir ou que vai construir as centrais".

No governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi anunciada a intenção de o Brasil construir quatro novas usinas nucleares, duas provavelmente na região Nordeste e as outras duas no Centro-Sul do país.

Lobão defendeu as usinas nucleares existentes em Angra dos Reis (RJ) e disse que elas estão entre as mais seguras do mundo.

Depois do acidente com as centrais nucleares do Japão --causado pelo terremoto seguido de tsunami em março-- esse tipo de geração de energia vem sendo questionado. O governo da Alemanha, por exemplo, anunciou recentemente que pretende suspender a produção de suas usinas nucleares até 2022.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.