Tamanho do texto

Dersa publicou ontem o edital de reabertura da concorrência, que havia sido paralisada pelo TCE

A Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa) publicou ontem o edital de reabertura da concorrência pública para o projeto executivo do túnel entre Santos e Guarujá (SP).

Edital estabelece novo prazo para que as empresas interessadas entreguem os envelopes de proposta técnica, documentação e proposta comercial, que deverá ocorrer dia 23 deste mês, às 10h. No mesmo dia serão abertos os envelopes com as propostas técnicas.

Originalmente, a entrega estava prevista para ocorrer no dia 17 de fevereiro. Mas o Tribunal de Contas do Estado (TCE) suspendeu o processo para avaliar um pedido de anulação apresentado por um advogado. Na semana passada, o TCE julgou o pedido improcedente e referendou plenamente o texto do edital.

O cronograma de construção do túnel imerso também não foi alterado. A previsão é de que as obras comecem no primeiro semestre de 2013, com conclusão para o primeiro semestre de 2016. O custo de implantação está estimado em R$ 1,3 bilhão.

A construção de um túnel imerso é uma tecnologia inédita no Brasil. A ligação será feita em concreto armado com profundidade mínima de 21 metros, 900 metros de extensão, com três faixas de rolagem por sentido, e com espaço exclusivo para pedestres e ciclistas.

A passagem de veículos comportará automóveis, caminhões e uma linha do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), obra prevista pelo governo do Estado de São Paulo para interligar as cidades da Baixada Santista.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.