Tamanho do texto

Companhia irá investir perto de R$ 417 milhões em pesquisa e desenvolvimento de petróleo no Brasil até 2013

A BG espera elevar a sua produção de petróleo no Brasil em 2020 para algo entre 550 e 600 mil barris de petróleo ao dia, afirmou nesta segunda-feira um executivo da companhia durante evento no Rio de Janeiro.

Atualmente, a produção da empresa britânica no país é de menos de 20 mil barris ao dia, de acordo com o gerente de tecnologia da BG, José Ferrari, com as atividades na plataforma Cidade de Angra dos Reis, em parceria com a Petrobras.

A BG é uma companhia com forte atuação na área de gás no Brasil e no mundo, mas se prepara para aumentar a sua participação em petróleo, com o desenvolvimento das descobertas no pré-sal do Brasil.

A empresa tem fatia em campos bastante prósperos como Lula, Cernambi e Guará. "Essa produção futura vai mudar a cultura do grupo que está muito focada até hoje em gás", disse o executivo.

O executivo informou ainda que a BG pretende participar de futuras rodadas de licitação de áreas de petróleo e gás no Brasil como operadora e não mais apenas como sócia de empresas maiores.

"Temos iniciativas no mundo nessa área de óleo. Na Noruega por exemplo, mas o grupo está gradualmente mudando seu portfólio de projetos e o pessoal de tecnologia está acompanhando essa mudança", declarou Ferrari.

A empresa britânica pretende inaugurar no ano que vem um Centro de Tecnologia no Rio de Janeiro para dar suporte a expansão da empresa prevista para o Brasil nos próximos anos. A licitação da obra acontecerá em agosto, e o Centro de Tecnologia terá capacidade para abrigar até 150 pesquisadores

A BG pretende investir a partir de 2013 perto de US$ 230 milhões em pesquisa e desenvolvimento no país. "Queremos desenvolver capital humano, aperfeiçoar equipamentos, e novos equipamentos sempre em parceria com fornecedores, prestadores, empresas..."

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.