Tamanho do texto

Leilão da usina acontece às 10h, em São Paulo

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) faz hoje (28) o leilão de concessão da Usina Hidrelétrica Três Irmãos (SP). Será às 10h, na BM&FBovespa, na capital paulista.

Veja também: Estatal entra na Justiça para impedir leilão de usina Três Irmãos

A hidrelétrica é operada atualmente pela Companhia Energética de São Paulo (Cesp), mas terá de ser licitada novamente, pois a estatal não aceitou renovar o contrato conforme as regras estabelecidas pelo governo federal no fim de 2012. A usina está localizada no Rio Tietê, no município de Pereira Barreto (SP), e tem capacidade instalada de 807,50 megawatts. Segundo a Aneel, 21 empresas têm condições de participar da disputa.

O vencedor do leilão será a empresa ou o consórcio que oferecer a menor proposta de remuneração para administrar a usina. O teto da remuneração foi estabelecido em R$ 31,6 milhões anuais pela Aneel. Os interessados em participar do leilão tiveram que comprovar a titularidade de pelo menos uma usina hidrelétrica em operação comercial por no mínimo cinco anos.

Leia: Leilão de energia em junho tem 527 inscritos

A Cesp apresentou um pedido de impugnação do leilão, que foi negado pela Aneel. A empresa também entrou com um pedido de liminar para suspender a realização do leilão, que foi negado pela Justiça Federal.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.