Tamanho do texto

Objetivo é melhorar qualidade do sistema elétrico que abastece o Distrito Federal; na sexta-feira, Brasília sofreu a segunda queda de energia em menos de um mês

Agência Estado

O Ministério de Minas e Energia (MME) deve divulgar nesta quarta-feira (24) as primeiras medidas para melhorar a qualidade do sistema elétrico que abastece o Distrito Federal. Nesta segunda-feira (22), o ministro interino Márcio Zimmermann discutiu ações para reforçar a segurança do sistema da região com a Companhia Energética de Brasília (CEB), Furnas, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A expectativa era de que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgasse nesta terça-feira um relatório de análise de perturbação sobre a queda de luz que atingiu o DF na última sexta-feira (19), mas o documento só deve ser divulgado em cerca de 15 dias. O MME, no entanto, vai se antecipar a esse documento e já nesta quarta-feira deve anunciar as primeiras ações.

Na sexta-feira, Brasília sofreu a segunda queda de energia em menos de um mês, por falhas em linhas de transmissão. Diferentemente das quedas de energia ocorridas no dia 3 de outubro em outras partes do País, devido a um problema na subestação de Itaipu (PR), e no dia 22 de setembro em uma subestação em Imperatriz (MA), avaliadas como eventos isolados, os problemas no Distrito Federal foram considerados "sistêmicos" por Zimmermann.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.