Tamanho do texto

Segundo secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, será elaborado um plano de ações de curto prazo para melhorar a qualidade do abastecimento na capital federal

Reuters

O blecaute que atingiu a região de Brasília na tarde da última sexta-feira foi causado por problemas em subestação de Furnas e também na rede da distribuidora de energia Companhia Energética de Brasília (CEB), disse o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, nesta segunda-feira.

Leia também:  Blecaute põe em xeque segurança do sistema elétrico

O incidente foi discutido nesta segunda-feira em reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) e, segundo Zimmermann, será elaborado um plano de ações de curto e médio prazo para melhorar a qualidade do abastecimento na capital federal.

Zimmermann não detalhou que medidas serão essas, mas afirmou que serão anunciadas até quarta-feira e englobarão questões como medidas operacionais e até aumento do estoque de equipamentos de reposição.

Nas últimas semanas pelo menos dois blecautes atingiram a região do Distrito Federal, deixando sem luz inclusive a Esplanada dos Ministérios.

Segundo Zimmermann, o blecaute da sexta-feira foi causado por duas falhas independentes entre si. A primeira, na subestação Samambaia, de Furnas, do grupo Eletrobras, e a segunda, 50 minutos depois, na rede da Companhia Energética de Brasília (CEB).

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas