Tamanho do texto

Segundo diretor da estatal paranaense, a empresa também tem interesse na aquisição de ativos do Grupo Rede, mas não realizou ainda nenhum processo de auditoria

A Companhia Paranaense de Energia (Copel) declarou ter interesse em participar dos leilões do complexo de hidrelétricas do Rio Tapajós, na região Amazônica, e que está avaliando fazer parcerias com o grupo chinês State Grid. O diretor de engenharia da estatal paranaense, Jorge Adriguetto, disse ainda que a empresa tem interesse na aquisição de ativos do Grupo Rede, mas que não realizou ainda nenhum processo de "due diligence" (auditoria). "Estamos apenas avaliando", afirmou o executivo, que participou nesta quarta-feira, na sede da Bovespa, em São Paulo, dos leilões de seis linhas de transmissão pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Leia também:  Com o dobro de leilões em 2012, gigantes da energia se preparam para batalha

Segundo Andriguetto, a Copel também pretende participar dos leilões das linhas de transmissão da hidrelétrica de Belo Monte, em início de construção no Pará, que devem ser realizados em setembro. Anteriormente, o governo previa efetuar os leilões em agosto, mas, segundo Marzio Moura, presidente da comissão especial de licitações da Aneel, o cronograma precisou ser adiado para incorporação de mais linhas.

Sobre o complexo de hidrelétricas do Tapajós, Andriguetto afirmou que o projeto deve atrair o interesse de grandes empresas. A Copel venceu nesta quarta-feira o leilão para construção de uma linha de 98 quilômetros de extensão no Paraná, nos trechos entre Londrina - Figueira e Salto Osório - Foz do Chopim. A empresa foi a única que apresentou proposta para esse lote e venceu o leilão sem oferecer deságio em relação à receita anual máxima permitida pela Aneel, estipulada em R$ 4,182 milhões.

Dos seis lotes levados a leilão hoje, quatro foram concedidos pelo valor máximo estabelecido pelo governo, sem atrair grande competição entre as empresas. Um deles não teve interessado e outro foi arrematado com deságio de 40%.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.