Tamanho do texto

Participação dos importados responde por 24,5% do total comercializado em fevereiro

SÃO PAULO - As vendas de veículos – entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus – somaram 249,51 mil unidades em fevereiro, com decréscimo de 9% em relação ao mesmo período de 2011.

Na comparação com janeiro, quando foram vendidos 268,27 mil veículos, a queda foi de 7%, segundo levantamento da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Com o desempenho, as vendas no acumulado do primeiro bimestre totalizaram 517,79 mil unidades, uma leve baixa de 0,2% frente ao volume de um ano antes. A entidade já divulgou previsões que apontam para um crescimento de até 5% do mercado neste ano.

Leia mais: produção de veículos recua 26% em fevereiro, diz Anfavea

Somente em automóveis e comerciais leves, foram vendidas 235,83 mil unidades em fevereiro, o que representa um recuo de 8,9% em relação ao mesmo período de 2011. O desempenho negativo foi atribuído por analistas do setor ao menor número de dias úteis, em razão do Carnaval.

Na mesma base de comparação, as vendas de caminhões caíram 14,2%, para 10,93 mil unidades, enquanto as de ônibus cresceram 5,2%, para 2,75 mil unidades.

De acordo com o balanço, a participação dos importados no mercado de veículos respondeu por 24,5% do total vendido em fevereiro, abaixo dos 25,3% de janeiro.

(Eduardo Laguna | Valor)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.