Tamanho do texto

Empresa do grupo vai fabricar 24 mil toneladas por ano de componentes para truque em 2011, peças fundidas como rodas e molas

SÃO PAULO - A Usiminas Mecânica - braço de bens de capital do grupo siderúrgico - vai iniciar no segundo semestre de 2011 a produção de truques ferroviários - conjunto de peças fundidas, como rodas, molas e eixos. Em Ipatinga (MG), a empresa está investindo R$ 49,5 milhões em uma nova linha de moldagem automatizada com capacidade para produzir 24 mil toneladas por ano de componentes fundidos para truques.

Os recursos ainda englobam a modernização e a ampliação das linhas de moldagem manual. Parte da produção será destinada ao exterior, já que a demanda interna de componentes fundidos no Brasil é de 18 mil toneladas anuais, inferior à produção prevista.

Um acordo de transferência de tecnologia para a produção desses componentes já foi celebrado com a americana Standard Car Truck (SCT), uma das maiores fornecedoras mundiais de truques ferroviários. A companhia já produzia vagões, mas vinha utilizando componentes fundidos e truques fabricados de terceiros. A expectativa é que a produção própria dessas peças amplie sua competitividade. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.