Tamanho do texto

Além da fábrica, empresa confirma instalação de 12 sistemistas (empresas fornecedoras) no entorno

selo

O presidente da Toyota para o Mercosul, Shunichi Nakanishi, confirmou hoje para meados de 2012 o início das operações da nova fábrica da marca em Sorocaba, no interior de São Paulo. Reunido com o prefeito da cidade, Vitor Lippi (PSDB), o executivo disse que o projeto não sofreu alteração em decorrência do tsunami que atingiu o Japão em março deste ano.

Segundo ele, o cronograma e os prazos da empresa serão mantidos. Os equipamentos para a linha de montagem do compacto Etios que a unidade vai produzir começam a chegar já em agosto deste ano. Nakanishi acredita que pode até haver alguma antecipação no início da montagem, prevista para o segundo semestre de 2012. Na primeira fase, a fábrica vai produzir 70 mil unidades, mas o objetivo é dobrar esse número.

O prefeito detalhou as providências que estão sendo tomadas, em parceria com o governo estadual, para dotar de infraestrutura a região, no km 95 da rodovia Castelo Branco. De acordo com Lippi, a avenida de acesso será duplicada e pavimentada. O Estado abriu licitação para o projeto de construção de vias marginais na rodovia, além de viadutos e rotatórias.

O executivo da montadora confirmou a instalação de 12 sistemistas (empresas fornecedoras) da Toyota no entorno da fábrica. Destas, sete já assinaram protocolos com a prefeitura de Sorocaba. Também foi tema do encontro a criação de um parque tecnológico, que deverá contar com um laboratório de crash test. "Queremos a Toyota como parceira", disse o prefeito.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.