Tamanho do texto

Samsung adverte riscos do equipamento em site; exposição pode provocar visão alterada, enjôo e espasmos musculares, diz empresa

Grávidas, idosos, pessoas com insônia e aquelas que tenham abusado do álcool terão que somar mais uma prescrição a sua lista de atividades de risco: a televisão em três dimensões. Ao menos é o que recomenda o site da empresa Samsung, que já comercializa seus televisores em 3D. Se você não pertence a nenhum destes grupos não pense que está a salvo dos "efeitos secundários" dos novos televisores.

"Alguns espectadores podem experimentar ataques epilépticos após a exposição a imagens intermitentes de algum filme ou videogame", alerta a Samsung, que adverte que não é necessário ter sofrido destes ataques anteriormente ou ter antecedentes familiares para sofrer um destes episódios. Além disso, será complicado relaxar em frente à tela, pois deveremos estar sempre cientes de possíveis sintomas que nos conduziriam "imediatamente" ao médico, recomenda a Samsung.

Visão alterada, sensação de enjôo, movimentos involuntários como espasmos musculares, confusão, náuseas, perda de consciência, convulsões, cãibras ou desorientação... Não é preciso sofrer todos de uma vez. Um basta para apagar a tela e esperar que alguém conte o fim do filme. E se está com uma criança, deixe o controle por perto, porque você terá que parar a imagem periodicamente para perguntar por cada um dos sintomas.

A melhor forma de evitar todos estes riscos: fazer "descansos frequentes" e aproveitar assim para comprovar se notamos a vista muito cansada ou os olhos secos. Se é assim, podemos aproveitar o tempo que passaríamos vendo um filme de duas horas para fazer a limpeza geral da casa. E não se esqueça dos famosos óculos coloridos.

É preciso lembrar que usá-los para algo diferente à televisão em 3D é fisicamente prejudicial e debilita a vista, adverte a empresa. No entanto, se você conseguiu terminar de ver o filme sem sofrer nenhum dano isso não significa que você está bem. A Samsung lembra que ver televisão em 3D pode causar desorientação no espectador. Por isso recomenda que o aparelho não seja colocado muito perto de sacadas nem escadas das quais o espectador possa cair nem de outros objetos nos quais possa tropeçar.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.