Tamanho do texto

Descoberta foi considerada "de alto impacto" pela companhia norueguesa, que neste ano iniciou a primeira fase de produção

A Statoil anunciou hoje que as duas perfurações de avaliação realizadas na região de "Peregrino South", ao sul do campo de Peregrino, na bacia de Campos, apontam para 150 milhões a 300 milhões de barris de petróleo recuperáveis.

A descoberta foi considerada "de alto impacto" pela companhia norueguesa, que neste ano iniciou a primeira fase de produção em Peregrino, com um sistema capaz de produzir 100 mil barris de óleo por dia. "O resultado geral dessa nova descoberta torna cada vez mais próximo o desenvolvimento da segunda fase do campo de Peregrino", disse, em nota, Kjetil Hove, presidente da Statoil Brasil.

A companhia, que comemorou nesta segunda-feira o décimo aniversário como empresa de capital aberto, pretende se tornar a segunda maior produtora de óleo no Brasil quando Peregrino atingir o pico de produção de 100 mil barris diários.

A primeira fase de desenvolvimento do campo é composta por duas plataformas fixas e uma plataforma do tipo FPSO (flutuante, de produção, armazenamento e transferência) e a estimativa é que haja de 300 milhões a 600 milhões de barris de petróleo recuperáveis nesse reservatório. A descoberta de Peregrino South irá somar volumes adicionais daqui por diante. A Statoil opera e detém 60% de participação em Peregrino, enquanto a chinesa Sinochem Group tem os outros 40%.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.