Tamanho do texto

Nokia se mantém desde 1996 como a primeira colocada no ranking mundial de smartphones; Apple deve assumir segundo lugar em breve

Com o Galaxy S, Samsung supera Nokia e assume liderança mundial em smartphones
Getty Images
Com o Galaxy S, Samsung supera Nokia e assume liderança mundial em smartphones
A Samsung deve se transformar neste trimestre na maior fabricante mundial de smartphones, encerrando um longo reinado da finlandesa Nokia , que mantém-se na liderança do setor desde 1996, afirmou o banco de investimentos Nomura.

E a Nokia não deve ficar nem mesmo em segundo lugar por muito tempo. No próximo trimestre, a empresa deverá ser superada pela Apple e deve cair para terceiro lugar no ranking dos maiores fabricantes de smartphones.

“A Nokia deve passar sua coroa em smartphones para a Samsung e a Apple”, disse o analista do Nomura.

A Nokia criou o mercado de smartphones com o lançamento, em 1996, do modelo Communicator, mas os seus novos celulares não têm sido bem recebidos, enquanto o Galaxy S2 da Samsung tem feito sucesso.

As firmas de consultoria Gartner e Canalys também já previram que a Nokia perderia nesse ano a liderança em samrtphones.

Uma pesquisa no mercado do Reino Unido, considerado um indicador de tendência para toda a Europa, mostrou que a participação da Nokia caiu 31% para 10,6% em meados de maio em relação a igual período de 2010.

Leia mais notícias no iG Tecnologia

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.