Tamanho do texto

Navio-plataforma utilizado tem capacidade para processar 80 mil barris de petróleo e 500 mil metros cúbicos de gás por dia

A Petrobras informou, em nota, que iniciou a produção do Campo de Cascade, na costa americana do Golfo do México. O poço, chamado de Cascade 4, está localizado a uma profundidade de 2.500 metros e é considerado de águas ultraprofundas.

De acordo com a estatal, o navio-plataforma (FPSO) BW Pioneer é o primeiro desse tipo (FPSO) a produzir óleo na região. O BW Pioneer tem capacidade de processar 80 mil barris de petróleo e 500 mil metros cúbicos de gás por dia. A capacidade de estocagem é 500 mil barris.

Ainda segundo a Petrobras, a plataforma é pioneira na região, no que se refere às tecnologias utilizadas. O poço está conectado ao navio por linhas submarinas e risers (tubos que levam o óleo do poço ao navio) autossustentáveis. O petróleo é levado ao continente por meio de navios, e o gás, por meio de dutos. O Campo de Cascade fica a 250 quilômetros da costa do estado norte-americano da Louisiana.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.