Tamanho do texto

Serão produzidos até 12 mil barris de óleo por dia, limitado à capacidade dos equipamentos utilizados

selo

A Petrobras informou nesta terça-feira que começou a produzir petróleo na área de Aruanã, no pós-sal da porção sul da Bacia de Campos, no poço 1-RJS-661, localizado no bloco C-M-401. Segundo a companhia, serão produzidos até 12 mil barris de óleo por dia, limitado à capacidade dos equipamentos utilizados.

A estatal informa ainda que o teste de longa duração do poço faz parte do Plano de Avaliação da Descoberta, aprovado junto à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para o posterior desenvolvimento da área.

O bloco exploratório C-M-401 está localizado entre os campos de Pampo e Espardarte, entre 350 metros e 1.500 metros de profundidade de água.

Os testes de formação, realizados após a perfuração do poço 1-RJS-661, em março de 2009, apontaram a ocorrência de óleo e volumes recuperáveis em torno de 280 milhões de barris.

Segundo a Petrobras, o teste em Aruanã terá aproximadamente seis meses de duração. "As informações obtidas durante o teste subsidiarão os estudos para uma melhor caracterização da rocha-reservatório, dos fluidos e do potencial produtivo das acumulações de petróleo no bloco", acrescenta.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.