Tamanho do texto

Manobra faz avião da Airbus perder parte da asa e obrigar fabricante a pedir emprestado outra aeronave a um cliente

Um avião A380, um superjumbo da Airbus, colidiu levamente em um prédio onde a Embraer, a fabricante brasileira, expõe seus aviões na Paris Air Show, a maior feira de aviação que acontece nesta semana. O acidente aconteceu neste domingo.

Por causa disso, o avião original sofreu um pequeno dano na asa e teve de ser retirado da feira.

A Airbus foi obrigada a pedir emprestada uma aeronave do mesmo modelo que fabrica a um dos seus clientes, a Korea Air Lines. O avião será usado em voos de exibição durante a feira.

"Durante as manobras em solo com a aeronave Airbus A380, a asa direita tocou uma estrutura perto da pista de taxiamento no aeroporto de Le Bourget na tarde de domingo", disse a Airbus em um comunicado.

A feira de aviação Paris Air Show ocorre no aeroporto de Le Bourget, nos arredores da capital francesa. Com 28 pavilhões, a feira exibe 140 aviões, com a expectativa de atrair mais de 380 mil visitantes. A feira termina no dia 26 de junho.

Entre as novidades da feira, foram apresentados um protótipo do avião hipersônico Zhest , capaz de voar no dobro de velocidade do aposentado Concorde, e o helicóptero X3, da Eurocopter, que faz mais de 400 quilômetros por hora .