Tamanho do texto

Palavra unia o nome da empresa Nestlé com a palavra cacau, na grafia da época

A marca de achocolatado Nescau, lançada em 1932, nasceu a partir da contração da palavra Nestlé, fabricante do produto, com o nome "cacáo", forma usada para designar a palavra cacau conforme a grafia da época.

A mudança de nome para o atual ocorreu em 1954 pelo fato de as pessoas liam, de forma equivocada, o acento agudo de Nescáo, como "Nescão", diz a empresa em seu site.

“Nessa ocasião o slogan utilizado era “Nescau, fortifica, alimenta e engorda”, segundo a “análise do mercado consumidor brasileiro de achocolatados baseada em pesquisa de campo e estratégias de marketing”, um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Segundo os pesquisadores, a ascensão do Nescau aconteceu nos anos 1960 depois que os consumidores passaram a gostar da nova fórmula instantânea enriquecida com vitaminas. “Nessa época surgiu também a primeira campanha publicitária em favor da marca intitulada “futuros profissionais””, diz.

Sob o slogan “Super Nescau, energia que dá gosto”, o produto ganhou a mente dos consumidores. Sob uma forte campanha publicitária, a empresa se tornou a líder do mercado em 1972. A partir daí, a marca virou um dos grandes hits da Nestlé. A marca espalhou-se por outros produtos da empresa. A versão light está no mercado desde 2001.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.