Tamanho do texto

Lucro da Embraer cai em reais, mas US Gaap surpreende

SÃO PAULO (Reuters) - A Embraer divulgou nesta quinta-feira que teve queda de quase 4 por cento no lucro líquido do terceiro trimestre contra um ano antes, mas elevou suas previsões de resultado operacional em 2010 pelo padrão contábil norte-americano.

A maior fabricante mundial de jatos regionais teve lucro líquido de 220 milhões de reais de julho a setembro, abaixo dos 228,4 milhões de reais um ano antes.

"O forte resultado financeiro e o crédito do imposto de renda diferido devido ao efeito da variação cambial sobre os ativos não monetários contribuíram positivamente para a margem líquida do trimestre", informou a companhia, sobre o lucro em moeda brasileira.

Em US Gaap, padrão de contabilidade adotado nos Estados Unidos, o lucro da Embraer foi de 98,5 milhões de dólares, acima da média das estimativas de sete analistas obtidas pela Reuters, que apontava para 55,4 milhões de dólares.

A empresa elevou sua projeção para o lucro antes de impostos e juros (Ebit, na sigla em inglês) em US Gaap, bem como a margem. A Embraer espera agora Ebit em 2010 de 380,6 milhões de dólares, com margem de 7,25 por cento. Antes, a expectativa era de 340 milhões de dólares e 6,5 por cento.

A companhia atribuiu as revisões aos "esforços contínuos com o intuito de melhorar sua eficiência em todos os seus processos, obtendo consequentemente resultados positivos nas suas margens bruta e operacional".

No terceiro trimestre, em que a Embraer entregou 44 aeronaves, a receita líquida caiu para 1,82 bilhão de reais, contra 2,34 bilhões de reais na mesma etapa de 2009, devido a um mix de jatos despachados a clientes menos favorável em 2010, com aviões executivos mais baratos.

A redução do faturamento também é consequência da valorização do real, já que a maior parte das vendas da Embraer ocorre no exterior.

A empresa reportou Ebitda --sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação-- de 227,4 milhões de reais de julho a setembro, que se compara aos 281 milhões de reais em igual intervalo de 2009. A margem Ebitda trimestral subiu para 12,5 por cento, contra os 12 por cento de um ano atrás.

A Embraer terminou setembro com caixa líquido positivo de pouco mais de 1 bilhão de reais, resultado de dívidas de 2,4 bilhões de reais e disponibilidades de perto de 3,5 bilhões de reais.

(Por Cesar Bianconi e Guillermo Parra-Bernal)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.