Tamanho do texto

Foster rejeita oferta de aquisição de US$10,1 bi da SABMiller

Por Victoria Thieberger

MELBOURNE, Austrália (Reuters) - A Foster's Group rejeitou nesta terça-feira uma oferta de 9,5 bilhões de dólares australianos (10,1 bilhões de dólares) em dinheiro de aquisição feita pela gigante cervejeira SABMiller.

O grupo australiano considerou a proposta como muito baixa, apesar de investidores preverem que a maior cervejaria da Austrália vai acabar cedendo a uma oferta ligeiramente maior.

A Foster's, um dos grandes últimos alvos do mercado global de cerveja que atravessa consolidação, tem altas margens e uma participação de 50 por cento na Austrália, onde produz as marcas Victoria Bitter e Pure Blonde.

A notícia da oferta fez as ações da Foster saltarem 14 por cento, para o maior nível em nove meses e fechando acima do preço proposto pela SABMiller, de 4,90 dólares australianos.

"Este é provavelmente o primeiro round. A SAB é um grande nome global e este é um negócio de margens muito boas em relação a seus pares", disse Jason Beddow, presidente-executivo da ARGO Investments, que detém ações da Foster's.

A cervejaria australiana tem sido alvo de rumores de aquisição desde que anunciou no ano passado que iria se separar de suas deficitárias operações com vinho, que geraram baixas contábeis de quase 3 bilhões de dólares australianos nos últimos anos após uma série de aquisições.

A oferta da SABMiller, feita por carta, segundo uma fonte próxima do assunto, foi sumariamente rejeitada.

"O conselho da Foster's acredita que a proposta subavalia significativamente a companhia no contexto de uma mudança de controle e, por isso, não pretende tomar qualquer ação adicional em relação a isso", afirmou a companhia australiana em comunicado.

A oferta da SABMiller propõe um ágio de 8,2 por cento sobre preço de encerramento da ação da Foster's na segunda-feira. A SABMiller já detém a marca Foster's na Índia e direitos de venda nos Estados Unidos.

Entre outros potenciais interessados estão a japonesa Asahi Breweries, que mostrou interesse no passado pela Foster's, segundo fontes. Mas a empresa afirmou em fevereiro que não estava planejando comprar qualquer parte do grupo australiano. A chinesa Tsingtao Brewery, afirmou em maio que não estava envolvida em uma oferta.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.