Tamanho do texto

Montadora anunciou plano para impulsionar suas fábricas na Europa

A Ford anunciou nesta terça-feira um amplo plano para impulsionar suas fábricas na Europa que inclui um investimento de mais de 800 milhões de euros (US$ 1,2 bilhão ou R$ 1,83 bilhão) na Espanha e o lançamento de dois novos modelos.

A montadora norte-americana também vai criar novos empregos em duas fábricas na Alemanha como parte do plano que prevê carros do segmento B (subcompactos) sendo produzidos em Colônia, Alemanha e Romênia e do segmento C (compactos) fabricados em Saarlouis, Alemanha e Espanha.

Na Espanha, o investimento de 812 milhões de euros marca o maior investimento da companhia norte-americana no país em 35 anos.

A Espanha tem a taxa de desemprego mais alta da zona do euro, atualmente em 21,3%, mais que o dobro da média da União Europeia.

Além disso, as vendas de carros no país despencaram nos últimos meses com o fim de incentivos do governo agora que Madri promove uma campanha de austeridade para conter o déficit orçamentário. As vendas caíram 23,3% em maio, na 11ª queda mensal consecutiva, segundo dados da associação de montadoras, Anfac.

A Ford também informou que vai fabricar um modelo de veículo comercial leve totalmente novo na fábrica de Kocaeli, na Turquia.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.