Tamanho do texto

Unidade receberá investimentos de aproximadamente US$ 400 milhões; memorando para construção da fábrica foi assinado na China

A fábrica que a montadora chinesa Chery vai instalar em Jacareí - no interior paulista - produzirá 50 mil veículos por ano a partir dos últimos meses de 2013, quando está prevista a conclusão da primeira fase do projeto.

Após isso, a unidade deverá receber novos investimentos para alcançar a capacidade anual de 150 mil veículos, segundo informações da Investe São Paulo, agência paulista responsável pela promoção de investimentos no Estado, que assinou nesta sexta-feira na China um memorando de entendimento referente à construção da fábrica. Os investimentos totais na unidade são estimados em US$ 400 milhões.

De acordo com a agência paulista, a fábrica ocupará aproximadamente 1 milhão de metros quadrados de área construída, com localização próxima à rodovia Presidente Dutra, que liga as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. "Além da Chery outras duas montadoras estão construindo suas plantas em São Paulo, o que fará o estado voltar a ter 50% da produção nacional de veículos a partir de 2013", afirma, em nota, o presidente da agência, Mario Mugnaini Jr., que foi à China para a assinatura do acordo.

Recentemente, a Toyota iniciou as obras de uma fábrica em Sorocaba, enquanto a Hyundai ergue uma unidade em Piracicaba. Um dos estímulos fiscais que atraem as montadoras ao Estado é a suspensão do pagamento de ICMS na aquisição de mercadorias, equipamentos, partes e peças - um benefício que está dentro do Programa Estadual de Incentivo ao Investimento pelo Fabricante de Veiculo Automotor (Pró-Veículo). 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.