Tamanho do texto

Fabricante americana de máquinas, com unidade em Piracicaba (SP), prevê acertar localização e investimentos em cerca de três meses

A Caterpillar, fabricante norte-americana de máquinas e equipamentos com fábrica em Piracicaba, no interior de São Paulo, programa a construção de uma nova unidade no País. As informações constam de comunicado à imprensa distribuído hoje ao mercado. De acordo com a empresa no Brasil, somente em três mêses é que os investimentos serão divulgados, já que ainda não foi definido o local da nova fábrica.

“Os estudos para a escolha do local para a construção da nova fábrica estão em fase avançada e fazem parte da estratégia de manufatura global de longo prazo da Caterpillar no mundo. A expectativa é de que a localização da nova unidade seja anunciada no fim do próximo trimestre”, informa o comunicado. Uma fonte do setor afirma que a nova fábrica dará prioridade a equipamentos de pequeno porte, principalmente para atendimento aos mercados interno e América do Sul.

Segundo o texto, a nova fábrica produzirá retroescavadeiras e carregadeiras de pequeno porte, produtos atualmente fabricados na unidade de Piracicaba. A decisão de ivestir no Brasil, diz o comunicado, deve-se à forte recuperação da economia da região no último ano. Com 85 anos de mercado, a Caterpillar faturou US$ 32,4 bilhões globalmente em 2009.

A construção da nova unidade industrial deverá se iniciar no final de 2010 ou começo de 2011. A atual unidade no Brasil produz carregadeiras de rodas, motoniveladoras, retroescavadeiras, tratores de esteiras, escavadeiras, compactadores, carregadeiras subterrâneas de mineração, grupos geradores, além de uma variedade de componentes.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.