Tamanho do texto

Com resultado, empresa pode recuperar primeiro lugar em produção anual de aeronaves, perdido em 2002

A Boeing ultrapassou a Airbus em entregas no primeiro trimestre, colocando-se em curso para recuperar o primeiro lugar na produção anual de aeronaves pela primeira vez desde 2002, mostraram dados das empresas nesta semana.

Boeing supera Airbus em entrega de aviões
ASSOCIATED PRESS/AP
Boeing supera Airbus em entrega de aviões
A fabricante europeia de aeronaves Airbus disse nesta sexta-feira que suas entregas cresceram 10% em comparação com o primeiro trimestre do ano passado, para 131 aeronaves.

Na quinta-feira, a o concorrente americana Boeing anunciou que a entrega de 137 aviões neste período, um aumento de 32% em relação ao mesmo mês do ano passado.

As duas empresas estão aumentando para níveis recordes a produção de aeronaves mais vendidas, de modelos de médio curso, o Boeing 737 e o Airbus A320, para atender a demanda liderada pela Ásia.

As duas empresas dominam o mercado de aeronaves global estimado em US$ 100 bilhões por ano e estão se preparando para a demanda dos mercados emergentes, enquanto enfrentam incertezas sobre financiamento disponível para seus clientes de companhias aéreas.

A Airbus alertou que pode perder parte da fatia no mercado chinês, como resultado de acordo entre a União Europeia e um grupo de nações como a China sobre as regras para reduzir as emissões de carbono.