Tamanho do texto

Boeing diz que pode ter decisão sobre 737 até fim do ano

Por Kyle Peterson

PARIS (Reuters) - A Boeing quer tomar até o final do ano uma decisão sobre se muda os motores ou redesenha seu jato 737, afirmou o presidente-executivo da divisão de aviões comerciais da companhia norte-americana, Jim Albaugh.

O executivo, falando a jornalistas antes do início da feira Paris Air Show, reiterou que a companhia não será pressionada a tomar uma decisão apressada sobre o futuro de seu avião mais vendido.

"Vamos tomar uma decisão de maneira disciplinada, provavelmente até o final do ano", disse Albaugh.

A companhia está considerando se atualiza o 737 com motores com consumo mais eficiente de combustível ou se redesenha o modelo completamente. A empresa tem adiado a decisão desde o ano passado.

O presidente-executivo da Boeing, Kim McNerney, foi citado por jornal francês afirmando que a companhia pode ter uma decisão sobre o assunto no início de 2012.

A Boeing tem afirmado repetidamente que está inclinada a um completo redesenho da aeronave. Um avião com motores atualizados poderia ser levado ao mercado mais rapidamente e o redesenho pode gerar uma eficiência melhor para o modelo.

No ano passado, a rival europeia EADS decidiu colocar novos motores no A320, competidor do 737.

Albaugh afirmou ainda que a Boeing pode desenhar uma versão alongada do futuro jato 787-9 Dreamliner. A nova versão do modelo, chamada de 787-10, poderia ser trabalhada pela empresa em 2016, disse o executivo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.