Tamanho do texto

Demanda por modelo da montadora alemã caiu na Europa e na América Latina; queda nas vendas já havia sido sentida no Brasil

A Volkswagen informou nesta segunda-feira (8) que as vendas em sua principal marca de carros de passageiros caíram 4% em novembro pela queda da demanda na Europa Oriental e na América Latina, como também pelos efeitos de uma mudança de um importante modelo.

As vendas caíram para 508.400 veículos no mês passado, ante 529.500 um ano antes, segundo a VW. As vendas no acumulado dos 11 meses até novembro tiveram alta de 2% para 5,59 milhões de carros ante igual período do ano anterior.

Leia mais:  Receita divulga consulta ao último lote de restituição do IR 2014

Garoto terá de indenizar consumidora que comprou Talento com larvas vivas

No Brasil, Palio desbanca Gol

Foram quase 10 mil dias na liderança absoluta no Brasil. Depois de 27 anos como o automóvel mais vendido do país, o Gol foi destronado pelo Palio no mês passado. Conforme noticiou o iG Carros  No dia 17 de novembro, o hatch da Fiat superou o rival da Volkswagen  nos emplacamentos acumulados de 2014 – 153.600 unidades contra 153.443 carros, segundo dados da Fenabrave.

A diferença já vinha caindo há quase seis meses consecutivos, resultado de uma equação que inclui o fim da versão G4, mais barata, e do fato de o Palio pode receber airbags e ABS. Com isso, ele aproveitou uma lacuna deixada pelo Gol antigo e pelo irmão Uno Mille.

Mas o Gol já vinha dando sinais de que já não é mais o ‘campeão de vendas’ de antes. E a culpa nem é dele. O modelo, na chamada Geração 5, rompeu com a base original ao utilizar componentes derivados do Polo. A mudança, ocorrida em 2008, ajudou o hatch da Volks a manter a ponta nas vendas por algum tempo. No entanto, a chegada de novos e mais modernos competidores ruiu a base do modelo.

Embora ainda seja o modelo mais vendido em 12 estados – o Palio lidera em outros 11 -, o Gol já virou figurante em mercados mais fortes. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, o compacto da Volkswagen ocupa a modesta 6ª posição no ranking de vendas.