Tamanho do texto

China está focada no consumo e não mais no investimento que alimentou a expansão massiva do setor de aço

Reuters

Trabalhador passa por bobinas de aço em empresa na província de Liaoning, na China
Getty Images
Trabalhador passa por bobinas de aço em empresa na província de Liaoning, na China

O consumo de aço na China caiu neste ano pela primeira vez desde pelo menos 2000 devido ao menor crescimento econômico, levando a um excedente de minério de ferro no país e à queda de mais de 40% nos preços da commodity.

LEIA MAIS: EUA estabelecem impostos contra preços baixos do aço mexicano e turco

Mas as grandes mineradoras globais como Vale e Rio Tinto, que investiram bilhões de dólares para elevar a produção e vender mais minério de ferro para a China, se mantêm convencidas de que a demanda chinesa ainda não chegou ao pico, uma vez que se espera que o processo de urbanização dure ao menos outra década no país.

O consumo aparente de aço bruto na China, maior consumidor e produtor da liga, caiu 1,9% para 61,9 milhões de toneladas em agosto na comparação anual, disse Wang Xiaoqi, vice-presidente do Conselho da Associação de Ferro e Aço da China, em uma conferência do setor.

"Há muitas razões para isso - a economia desacelerando e passando por reestruturações. Os setores que consomem aço cortaram sua demanda", disse Wang nesta quinta-feira (25).

Com o crescimento da China focado agora no consumo e não no investimento que alimentou a expansão massiva do setor de aço ao longo de anos, Wang disse: "Daqui em diante, a produção doméstica de aço e o consumo não crescerão em linha com o crescimento econômico".

O consumo de aço da China recuou 0,3%, para 500 milhões de toneladas, nos primeiros oito meses do ano, disse.

A economia chinesa teve um início de ano fraco, com o crescimento do primeiro trimestre desacelerando para uma mínima em seis trimestres de 7,4%. Pequim respondeu com uma enxurrada de medidas de estímulo que elevaram o ritmo ligeiramente para 7,5% no segundo trimestre, mas dados fracos de julho e agosto sugerem que o impulso está se desvanecendo rapidamente.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.