Tamanho do texto

PMI final do Markit caiu para a mínima de seis meses de 52,2 em maio ante 53,4 em abril

Reuters

Expansão da indústria da zona do euro desacelera em maio, mostra PMI
Getty Images
Expansão da indústria da zona do euro desacelera em maio, mostra PMI

O crescimento da indústria da zona do euro desacelerou mais do que inicialmente estimado no mês passado, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compra (PMI, na sigla em inglês) nesta segunda-feira, o que deve alimentar as expectativas de que o Banco Central Europeu (BCE) venha a afrouxar a política monetária nesta semana.

- 7 sinais de que você deve recusar uma oferta de emprego

O PMI final do Markit caiu para a mínima de seis meses de 52,2 em maio ante 53,4 em abril uma vez que dados fortes da Alemanha não conseguiram compensar a contração da atividade na França.

O número final ficou abaixo da leitura inicial de 52,5 mas manteve-se acima da marca de 50 que separa crescimento de contração pelo 11º mês seguido. O subíndice que mede a produção caiu para 54,3 ante 56,5, mais fraco que a leitura inicial de 54,7.

"A queda de maio no PMI da indústria vai inevitavelmente ampliar o clamor para que autoridades forneçam um impulso renovado e substancial para a economia da região e contenham a ameaça de deflação", disse Chris Williamson, economista-chefe do Markit.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.