Tamanho do texto

Índice ficou em 46 pontos no mês passado. A última vez que o índice ficou abaixo da linha dos 50 pontos, o que significa redução da produção em relação ao mês anterior, foi em fevereiro

Agência Estado

Produção industrial em junho caiu em relação a maio, para 46 pontos
Getty Images
Produção industrial em junho caiu em relação a maio, para 46 pontos

A produção industrial em junho caiu em relação a maio, para 46 pontos, segundo a sondagem industrial divulgada há pouco pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em maio, o índice havia registrado 51,1 pontos. A última vez que o índice ficou abaixo da linha dos 50 pontos, o que significa redução da produção em relação ao mês anterior, foi em fevereiro, com 46,1 pontos.

A utilização da capacidade instalada ficou em 42,9 pontos em junho, o que representa o menor valor do ano, segundo a CNI. No mês anterior, o índice fechou em 45,6 pontos. Os indicadores da pesquisa variam de zero a cem. Aqueles acima de 50 indicam crescimento na produção, estoque acima do planejado e utilização da capacidade instalada acima do usual na relação com o período anterior.

O nível de estoques aumentou em junho, na relação com o mês anterior, pelo terceiro mês consecutivo, para 50,6 pontos. O aumento de estoques, entretanto, foi inferior ao dos meses anteriores. Em maio, o índice foi de 50,9 pontos.

Veja também: CNI prevê crescimento de 1% da indústria em 2013, ante previsão anterior de 2,6%

Junto com a redução da produção, o emprego também recuou em junho. O índice ficou em 48,1 pontos, frente a 49,5 pontos em maio. Segundo a CNI, apenas entre as grandes empresas o número de empregados manteve-se relativamente estável. A pesquisa foi feita entre 1º e 12 de julho com 1.953 empresas.