Tamanho do texto

Com o resultado, o avanço no acumulado do ano, de 4,4%, praticamente coincide com a expectativa da Abramat de crescimento de 4,5% nas vendas de materiais em 2013

Reuters

Em relação a abril, as vendas de maio subiram 1,6%
Getty Images
Em relação a abril, as vendas de maio subiram 1,6%

As vendas de materiais de construção subiram 3,1% em maio em relação a igual período do ano passado, no terceiro resultado mensal positivo consecutivo, afirmou nesta quinta-feira a associação que representa a indústria no país, Abramat.

Com o resultado, o avanço no acumulado do ano, de 4,4%, praticamente coincide com a expectativa da Abramat de crescimento de 4,5% nas vendas de materiais em 2013.

Veja também: Construção e alimentos no atacado pressionam IGP-10

Segundo o presidente da entidade, Walter Cover, o registro de resultados positivos nos próximos meses "dependerá fortemente" da manutenção dos níveis de emprego e renda, além da implementação de políticas públicas que beneficiem o setor. Em relação a abril, as vendas de maio subiram 1,6%.

"Com o mercado imobiliário crescendo menos será preciso acelerar as licitações e execução das obras de infraestrutura de transportes, portos e aeroportos", disse o executivo, em nota.

Na comparação anual, o nível de emprego na indústria de materiais de construção caiu 0,7% em maio, embora tenha subido 0,8% sobre resultado de abril.

Veja também: Confiança de empresário da indústria recua 0,7% em junho, aponta CNI

A Abramat acrescentou que o setor aguarda o anúncio de novas medidas de desoneração tributária nas esferas federal e estadual, e a redução no custo do gás, "uma importante fonte de energia para vários segmentos da indústria como cerâmica e vidros".

Por segmento, as vendas de materiais básicos em maio cresceram 2,1% sobre um ano antes e 0,5% na comparação com abril. Já as vendas de materiais de acabamento avançaram 5,6% e 3,3%, respectivamente.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.