Tamanho do texto

Segundo relatório, a produção brasileira diminuiu em cerca de 200 mil barris por dia no 1º tri. Recuo seria resultado da manutenção de alguns campos de produção

Agência Estado

Produção brasileira de petróleo diminuiu em cerca de 200 mil barris por dia no primeiro trimestre de 2013
Thinkstock/Getty Images
Produção brasileira de petróleo diminuiu em cerca de 200 mil barris por dia no primeiro trimestre de 2013

A produção de petróleo no Brasil caiu no primeiro trimestre e também no mês de abril, mas o ritmo deve voltar a crescer. A previsão é da Agência Internacional de Energia (AIE), que estima uma produção média do País avançando dos 2,07 milhões de barris por dia observados no primeiro trimestre para 2,35 milhões de barris/dia na média entre outubro e dezembro de 2013.

Segundo relatório divulgado nesta quarta-feira, 12, a produção brasileira de petróleo diminuiu em cerca de 200 mil barris por dia no primeiro trimestre de 2013 na comparação com igual período de 2012. Em abril deste ano, a tendência continuou e dados preliminares mostram que produção brasileira somou aproximadamente 1,9 milhão de barris por dia no mês, em queda de 100 mil barris/dia na comparação com um ano antes.

O recuo na produção observada no primeiro trimestre e em abril é resultado da manutenção de alguns campos de produção. Segundo a AIE, a plataforma P-54 da Petrobras, por exemplo, passou por manutenção planejada, o que afetou o desempenho da estatal. A produção da Shell também foi reduzida com os trabalhos de manutenção nos campos de Peregrino, Ostra e Argonauta.

Com o fim dos trabalhos de manutenção, a produção deve voltar ao normal e tende a crescer até o patamar de 2,4 milhões de barris por dia em dezembro. "A produção deverá aumentar com a conclusão da manutenção planejada e a produção no poço Cidade de Paraty, no campo de Lula, e da P-55, no campo de Roncador", diz o documento.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.