Tamanho do texto

O Índice de Gerentes de Compras (PMI na sigla em inglês) do HSBC/Markit caiu para 49,2 em maio, menor nível desde outubro de 2012 e abaixo dos 50,4 de abril

Reuters

Índice de Gerentes de Compras (PMI na sigla em inglês) do HSBC/Markit caiu para 49,2 em maio
Thinkstock/Getty Images
Índice de Gerentes de Compras (PMI na sigla em inglês) do HSBC/Markit caiu para 49,2 em maio

A atividade industrial da China encolheu pela primeira vez em sete meses em maio e o crescimento do setor de serviços esfriou, evidências de que a segunda maior economia do mundo está perdendo força no segundo trimestre.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI na sigla em inglês) do HSBC/Markit caiu para 49,2 em maio, menor nível desde outubro de 2012 e abaixo dos 50,4 de abril, devido à queda tanto da demanda doméstica quanto externa.

Veja também: Aberta a investidores, Carmen Steffens planeja desembarque na China e em Dubai

O número ficou ligeiramente abaixo da leitura preliminar de 49,6 divulgada em 23 de maio, e abaixo da marca de 50 que separa expansão de contração.

O crescimento econômico da China surpreendeu os mercados financeiros ao enfraquecer no primeiro trimestre e essa tendência pode não ter mudado, disse Zhiwei Zhang, economista-chefe do Nomura em Hong Kong.

"Achamos que o crescimento econômico da China provavelmente continuará a cair", disse ele. "Nossa previsão para o crescimento do PIB no segundo trimestre é de 7,5% ante 7,7% no primeiro trimestre."

Veja também: Brasil deixa de ser lanterna dos Brics e fica atrás apenas da China, diz IBGE

O PMI oficial de indústria da China, divulgado no sábado, subiu mas permaneceu perto de 50. Ele avançou a 50,8 em maio ante 50,6 em abril, embora tenha indicado queda das encomendas dos mercados de exportação.

Já o PMI oficial da China para o setor de serviços, divulgado nesta segunda-feira, também indicou uma desaceleração do crescimento. Ele caiu para 54,3 em maio ante 54,5 em abril, menor nível desde setembro do ano passado.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.