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Animação pop rock do J2, da JAC Motors, viraliza e é visto 1 milhão de vezes em 42 horas; montadora investe 60% de sua verba publicitária em campanhas para internet

Antes e depois: filme mostra personagens que se transformam do visual pop art para
Divulgação
Antes e depois: filme mostra personagens que se transformam do visual pop art para "Sin City", quando o carro anda

Uma animação em que personagens de pop art se transformam em figuras inspiradas na série de Frank Miller "Sin City", criada para o lançamento do J2, da JAC Motors, tornou-se o vídeo mais visto do YouTube desta sexta-feira, 14. Batizado de "Parado é pop, andando é rock", o filme acontece ao som de "Highway Star" da banda inglesa Deep Purple e mostra exatamente a "envenenada" quando o carro anda.

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"Eu dançava - e muito - essa música", afirma Sergio Habib, presidente da JAC Motors, mostrando uma foto quando era adolescente e cabeludo. "Como o J2 é um carro 'fofo', mas com motor forte, a [agência] Ogilvy veio com essa proposta: fazer um filme com um momento pop e um momento rock. Eu disse: 'se vamos ter rock, tem de ser 'Highway Star'".

No filme, um cachorrinho da raça escocesa West Highland White Terrier, o mesmo que marcou o lançamento do iG e que Habib tem, se transforma num doberman furioso. Um policial e uma velhinha que atravessa a rua viram um casal sadomasoquista. Assista à animação, que alcançou 1 milhão de visualizações em 42 horas e tornou-se o vídeo mais visto do dia e o nono mais assistido da semana no YouTube brasileiro:

Segundo Habib, apesar de Fausto Silva ter sido bem sucedido no lançamento da marca no Brasil, o apresentador não era a melhor opção ao novo lançamento porque o carro é voltado para um público mais jovem. "Eu queria algo muito diferente do Faustão", diz. 

"Teremos uma campanha para TV, mas ela será lançada apenas em março", diz Habib. "Fiz um curso em Harvard e uma das coisas que gostei muito é o que eles dizem sobre campanhas de TV: 'spray and pray', algo como 'espalhe e reze' para atingir seu objetivo. Como há muita dispersão com a TV, quase ninguém mais lê jornal e a retenção das campanhas em revistas é baixa, resolvemos investir muito em internet." Em 2013, 60% da verba publicitária da JAC, de R$ 30 milhões, será investida na rede. 

A meta da JAC era ter 3 milhões de visualizações do filme, que levou dois meses para ser desenvolvido, em 30 dias. A meta deverá ser batida antes disso. O filme "Pôneis Malditos", da Nissan, foi visto quase 15 milhões de vezes desde que foi ao ar, há um ano e meio. 

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