Tamanho do texto

Nossa experiência não conseguiu encontrar uma audiência grande o bastante para nos convencer que o modelo de negócios era sustentável no longo prazo, disse Murdoch


The Daily foi o primeiro jornal exclusivo para o iPad
Getty Images/Spencer Platt
The Daily foi o primeiro jornal exclusivo para o iPad

A News Corp, conglomerado do magnata Rupert Murdoch, anunciou nesta segunda-feira que vai encerrar a publicação do The Daily, jornal exclusivo para iPad, tablet da Apple, no dia 15 de dezembro.

“Desde seu lançamento, o The Daily foi uma experiência ousada em publicação digital e um veículo fantástico para inovação”, disse Murdoch em comunicado. “Infelizmente, nossa experiência não conseguiu encontrar uma audiência grande o bastante para nos convencer que o modelo de negócios era sustentável no longo prazo.”

A News Corp. acreditava que o The Daily pudesse atrair assinantes e anunciantes para o jornal digital que trazia notícias, fofocas e opinião. A publicação era direcionada a uma audiência que não lê jornais tradicionais ou que assiste TV enquanto consume informação de outros meios. Mas o The Daily nunca vingou. Ele tinha 100 mil usuários em julho, quando a News Corp. tomou a decisão de demitir um terço da redação de 170 pessoas.

A empresa também comunicou  que sua nova editora irá manter o nome de News Corp., enquanto as divisões de mídia e de entretenimento serão rebatizadas como Fox Group.

Uma da área da News Corp. será responsável pela publicação de jornais e de livros e a outra fica com cinema e TV, que têm apresentado rápida expansão. Rupert Murdoch ocupará o cargo presidente do conselho da News Corp., enquanto no Fox Group ele ficará como presidente do conselho e presidente executivo.

A empresa nomeou o gestor do Wall Street Journal, Robert Thomson, como presidente executivo da News Corp.. Ele deve assumir o posto no dia 1º de janeiro.

* Com Associated Press


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.