Tamanho do texto

Grupo de telecomunicações luta para reduzir uma pilha de dívidas de 57 bilhões de euros e preservar grau de investimento, enquanto seu país de origem enfrenta crise econômica

Reuters

A espanhola Telefónica está vendendo sua empresa de call center Atento para a companhia norte-americana de private equity Bain Capital por cerca de 1 bilhão de euros (US$ 1,3 bilhão), incluindo suas dívidas, enquanto luta para reduzir seus empréstimos.

O grupo de telecomunicações está tentando reduzir uma pilha de dívidas de 57 bilhões de euros (US$ 74 bilhões) e preservar um cobiçado grau de investimento, em um momento em que seu país de origem, afetado pela crise financeira, enfrenta pressão para buscar um resgate internacional.

MaisTelefônica/Vivo: restrição na instalação de antenas pode comprometer 4G na Copa

A Telefonica tem procurado um comprador para a Atento, que possui mais de 152 mil funcionários, desde o ano passado, quando arquivou um projeto listagem em bolsa por não obter interesse suficiente.

A Bain, que foi co-fundada pelo candidato à presidência dos Estados Unidos pelo Partido Republicano Mitt Romney, fechou o acordo na sexta-feira - o seu primeiro na Espanha - por um valor de pouco mais de 1 bilhão de euros, incluindo a dívida de 175 milhões de euros da Atento.

Entrentanto, a transação inclui 110 milhões de euros em financiamentos da Telefonica, significando que o grupo de telecomunicações levará pouco menos de 1 bilhão de euros pela venda.

TambémTelefônica Brasil divulga informações de plano de melhorias

Outros empréstimos de bancos espanhois, mexicanos e brasileiros apoiraram a aquisição da Bain, disse uma fonte próxima à situação.

O negócio inclui um acordo de nove anos pelo qual a empresa de call center continuará provendo serviços para a Telefonia. Mais de 50% dos negócios da Atento estão com a Telefonica, e outros 9% estão com o segundo maior banco da Espanha, o BBVA.

A Bain está interessada na forte presença da Atento na América Latina, e procurará expandir sua base de clientes, disse a fonte.

    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.