Tamanho do texto

Investigação de dumping será aplicada em relação aos pneus novos de motocicletas, originários da Tailândia, China, do Vietnã e do Taipé

Agência Estado

A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) inicia nesta segunda-feira investigação para apurar a existência de dumping nas exportações para o Brasil de pneus novos utilizados em motocicletas, originários da Tailândia, China, do Vietnã e do Taipé. A prática de dumping consiste na entrada de um bem no mercado doméstico a preço de exportação inferior ao cobrado internamente. A abertura do processo foi feita a pedido da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip).

Segundo circular publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial da União (DOU, a Secretaria de Comércio Exterior, subordinada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), constatou "indícios suficientes de dumping" e danos à indústria doméstica.

Em outra circular, a Secex comunica o início da revisão do direito antidumping aplicado às importações da China de ferros elétricos de passar a seco e a vapor. De acordo com a avaliação da Secretaria, há indícios de que a extinção do direito antidumping "muito provavelmente levaria à continuação do dumping e do dano dele decorrente".

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.