Tamanho do texto

Unidade no interior de São Paulo produz  Classic, Corsa e as minivans Zafira e Meriva, todos modelos que em breve vão sair de linha

Agência Estado

Operária trabalha na linha de montagem do Celta e do Prisma na cidade gaúcha de Gravataí
AE
Operária trabalha na linha de montagem do Celta e do Prisma na cidade gaúcha de Gravataí

O vice-presidente de manufatura da General Motors (GM) América do Sul, José Eugênio Pinheiro, afirmou nesta segunda-feira que a "tendência natural é de enxugamento" no quadro de funcionários da unidade do complexo industrial de São José do Campos (SP), onde são produzidos modelos fadados a saírem de linha, como o Classic, o Corsa e as minivans Zafira e Meriva.

Ranking: Brasil é 7º em venda de veículos em abril, diz consultoria

A companhia iniciou um plano de demissão voluntária na unidade na semana passada e reduziu de dois para um turno a linha de montagem dos modelos nessa unidade. Segundo Pinheiro, a companhia até tentou negociar um aporte maior para a unidade de São José dos Campos dentro dos R$ 5 bilhões previstos para serem investidos até 2013 nas unidades brasileiras, mas não houve acordo com o sindicato.

"Por outro lado, na unidade de produção da picape Nova S10, no mesmo complexo, estamos trabalhando em três turnos", disse o executivo. Além de veículos, a unidade de São José dos Campos fabrica motores, transmissão e produtos de estamparia. Pinheiro revelou que, sem muito alarde, a GM já começou a produção de cabeçotes na nova unidade de motores de Joinville (SC), na qual foram investidos R$ 210 milhões.

No próximo ano, 130 mil motores serão fabricados na unidade catarinense. Outro investimento na Região Sul é a ampliação em 50%, de 240 mil para 360 mil unidades, da capacidade de produção anual da unidade de Gravataí (RS). Na unidade gaúcha, a GM já produz os primeiros veículos de teste da chamada família Onix, que deve substituir o Celta.

Além da minivan Spin, que será produzida em São Caetano do Sul (SP) e substituirá Zafira e Meriva, a GM lançará mais dois modelos até o final do ano e outro no início de 2013, segundo o executivo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.