Tamanho do texto

Cooperativa de Encantado, no Rio Grande do Sul, poderá produzir até 60 toneladas por dia do produto na nova unidade, localizada no município vizinho de Arroio do Meio

A cooperativa Cosuel, de Encantado (RS), inaugurou nesta sexta-feira a unidade de produção de leite em pó no município vizinho de Arroio do Meio, a 130 quilômetros de Porto Alegre. A fábrica foi construída em três anos e exigiu investimentos de R$ 64,4 milhões, sendo 90% financiados pelo programa Pronaf Agroindústria, com juros de 2% ao ano e dez anos para pagar, incluindo três de carência.

Segundo o presidente da Cosuel, Gilberto Piccinini, a unidade pode produzir 60 toneladas por dia de leite em pó integral e desnatado, a partir do processamento de 500 mil litros de leite fluido. O plano inicial é atingir a utilização plena da capacidade instalada em 2016, mas o cronograma poderá ser antecipado com a prestação de serviços para terceiros. 

O leite em pó da Cosuel será vendido com a marca Dália tanto para consumidores finais como para a indústria de alimentação e os planos incluem a exportação de parte da produção, disse Piccinini. 

De acordo com ele, a cooperativa já estuda a construção de uma fábrica de manteiga e creme de leite para utilizar a nata resultante da produção do leite em pó desnatado, mas não há prazos definidos.

A Cosuel tem ainda uma fábrica de leite UHT, também da marca Dália, no município de Arroio do Meio, que está operando a 100% da capacidade instalada de 450 mil litros por dia. Como a produção de matéria-prima por parte dos 1,8 mil produtores associados supera este volume, o excedente vinha sendo vendido para outras indústrias e agora passará a ser absorvido pela planta de leite em pó.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.