Tamanho do texto

Nova regulação limita em até 49% participação de estrangeiros em minas, sendo que Vale detém 60% da PT Vale Indonésia

JACARTA (Reuters) - As recém-anunciadas regras de propriedade para mineradoras estrangeiras na Indonésia são uma grande preocupação e tornam necessária uma maior clareza por parte do governo, disse nesta sexta-feira a PT Vale Indonesia, maior produtora de níquel do país, controlada em 60% pela Vale.

A Indonésia introduziu uma série de planos para atrair mais investimentos das indústrias de mineração de valor adicionado, entre eles uma nova regulação para limitar em até 49% a participação de estrangeiros em minas.

"Isso é um grande, grande preocupação para os meus acionistas", declarou o presidente-executivo da PT Vale Indonesia, Nico Kanter.

"A nova regulação vai criar muitas incertezas", acrescentou Kanter. A companhia, antes conhecida como PT International Nickel Indonesia (Inco), tem ações na bolsa de Jacarta.

A companhia anunciou em outubro um plano de investimento de US$ 2 bilhões em cinco anos, com meta de produção de 120 mil toneladas.

"Investir 2 bilhões de dólares com incerteza de retorno não fará sentido para nossos acionistas", disse Kanter. "Estamos tentando receber explicações", acrescentou.

A PT Vale Indonesia vai produzir de 70 mil a 71 mil toneladas de níquel em 2012, ante 69 mil no ano passado e 75 mil em 2010, segundo Nico Kanter.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.