Tamanho do texto

Ícone do mundo dos automóveis projetou o lendário esportivo Shelby Cobra

Carroll Shelby, o lendário piloto e projetista de carros que construiu o lendário esportivo Shelby Cobra e que injetou testosterona no Mustang da Ford e no Chrysler Viper, morreu aos 89 anos.

A companhia de Shelby, a Carroll Shelby Internacional, anunciou que ele morreu na ultima quinta-feira, em um hospital de Dallas.

Em 1959, Shelby se tornou o segundo piloto americano a vencer as 24 Horas de Le Mans, famosa prova de enduro na França, pilotando um Aston Martin.

Um problema cardíaco o forçou a abandonar as pistas e foi assim que fundou, em 1962, a Shelby American. A empresa é considerada uma das fabricantes de automóveis mais bem-sucedidas de sua era e o modelo Shelby Cobra se mostrou concorrente de peso para marcas como Ferrari, Maserati e Jaguar.

Shelby era um dos mais transplantados cardíacos mais longevos dos Estados Unidos, tendo recebido o órgão em 7 de junho de 1990, de um homem de 34 anos que morreu de um aneurisma. Shelby também recebeu um transplante de rim em 1996 de seu filho, Michael.

O antigo criador de galinhas teve inúmeras carreiras de sucesso durante sua longa vida. Entre elas: piloto campeão no automobilismo, proprietário de equipe, fabricante de carros, consultor automotivo, operador de safári turístico, contador de histórias, empresário e filantropo.

* Com Associated Press e The New York Times

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas