Tamanho do texto

Inova Brasil lança Subvenção-RH, que deverá arcar com os salários de mestres e doutores envolvidos em projetos financiados

Lançado este ano pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o projeto Subvenção-RH promete acelerar a contratação de pesquisadores pelas empresas inovadoras. O Subvenção-RH faz parte de uma série de mudanças anunciadas em marçosdeste ano para o Inova Brasil, programa criado pela Finep para apoiar o desenvolvimento de projetos inovadores em empresas.

Ainda sem data definida para entrar em vigor, o projeto prevê que a financiadora arque com até 100% dos salários dos novos mestres e doutores contratados para a execução de pesquisas aprovadas pelo programa. O limite da concessão é de 10% do valor total do crédito.

Segundo Othon Nunes, chefe do Departamento de Indústria 2 da Finep, o setor de pesquisa e desenvolvimento ainda encontra dificuldades em encontrar profissionais qualificados. “É preciso reforçar o vínculo dos pesquisadores com as empresas”, diz.

Outra mudança prevista para este ano pela Finep no programa é o chamado voucher de P&D, que concede recursos não-reembolsáveis no valor de até 10% das operações aprovadas para contratação de projetos dirigidos pelas empresas e executados por instituições científicas e tecnológicas. A sexta linha de crédito do programa Inovação em Gestão também foi criada este ano, com taxa fixa anual de 6,5%.

Concessão dos benefícios ainda é restrita a poucos setores

De acordo com Nunes, o Inova Brasil visa impulsionar todos os setores da economia, mas por enquanto ainda há concentração nas áreas de indústria automobilística, cosmética, farmacêutica e química. No ano passado, o programa contratou nove empresas. Em 2010, até este mês, 12 empresas haviam recebidos financiamentos, no total de R$ 500 milhões.

Entre as empresas beneficiadas este ano está a Brasil Foods, que aplica os recursos recebidos no processo de otimização tecnológica do setor de carnes e lácteos. Segundo Leopoldo Viriato Saboya, diretor financeiro e de relações com investidores da empresa, o programa oferece taxa e condições atrativas. “A inovação tecnológica constante é uma das bases de crescimento da Brasil Foods e a Finep tem importante papel como fomentadora nesse processo”, diz.

    Leia tudo sobre: inovação
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.