Tamanho do texto

Jornal nomeou Jill Abramson, que irá substituir Bill Keller

Fachada do prédio do New York Times
Getty Images
Fachada do prédio do New York Times
O New York Times nomeou Jill Abramson como sua nova editora executiva, a primeira vez na história do jornal em que uma mulher é escolhida para o mais alto cargo editorial.

Abramson, que é a editora gerente do jornal, vai tomar o lugar de Bill Keller, que passará a escrever para a New York Times Magazine e na seção de opinião de domingo do jornal.

O editor gerente assistente e chefe da sucursal de Washington, Dean Baquet, assumirá o lugar de editor gerente.

As duas nomeações entram em vigor em 6 de setembro, anunciou a New York Times Company nesta quinta-feira.

"Bill me procurou algumas semanas atrás e me disse que achava que era chegada a hora de ele deixar o papel de editor executivo", disse em comunicado o presidente da Times Company, Arthur Sulzberger.

Sulzberger disse que aceitou a decisão de Keller "com emoções ambíguas" e que Abramson é a melhor pessoa para ocupar o cargo.

O jornal pertence ao grupo The New York Times Company, que registrou receita de US$ 2,4 bilhões em 2010. Além do The New York Times, o grupo publica os jornais the International Herald Tribune, The Boston Globe, e  outros 15 jornais diários.

História

O New York Times foi fundado em 1851 por Henry Jarvis Raymond e George Jones. Raymond também auxiliou na fundação da Associated Press em 1856. Originalmente, o jornal circulava em edições matutinas, todos os dias, menos no domingo. Durante a Guerra Civil Americana o NYT passou a circular também no domingo, juntamente com outros grandes jornais diários da época. Em 1896, Adolph Ochs assumiu o controle do jornal, após uma crise financeira.

O NYT ganhou seu primeiro Prêmio Pulitzer nos EUA por reportagens e artigos sobre a Primeira Guerra Mundial em 1918. Em 1919 realizou sua primeira entrega transatlântica para Londres.

As palavras-cruzadas foram introduzidas pelo jornal em 1942.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.