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Com preços se estabilizando e a demanda aquecida, associação de supermercados prevê crescimento de 4% no faturamento em 2011

Após o salto anual de 13,6% visto em abril, as vendas reais dos supermercados brasileiros desaceleraram o ritmo de alta no mês passado, tendência que deve se repetir em junho.

As vendas do setor cresceram 0,69% em maio na comparação com o mesmo mês no ano passado, informou nesta quarta-feira a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

Já em relação a abril deste ano, houve queda de 11,34%, o que, conforme a Abras, já era esperado em decorrência da Páscoa, considerada a segunda melhor data de vendas para o setor. Em 2010, a data foi comemorada em março e neste ano, em abril.

"Os preços estão se estabilizando, com altas e baixas pontuais, e a demanda segue aquecida. Mas estamos com a base comparativa muito alta", disse o presidente da Abras, Sussumu Honda, acrescentando que junho "também vai refletir essa desaceleração do crescimento".

No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, o setor supermercadista registrou expansão de 4,54% nas vendas sobre igual período em 2010. A previsão da entidade é de incremento de 4% no faturamento dos supermercados no fechado de 2011.

"O ritmo vai ser menor, mas ainda positivo", afirmou Honda, que prevê um desempenho mais robusto para as vendas de julho "por ser um mês de férias e com cinco finais de semana cheios".

A Abras apresentou também os dados da cesta AbrasMercado, composta por 35 produtos e calculada pela GfK, que em maio diminuiu 0,25% sobre o mês imediatamente anterior. Na comparação anual, o valor da cesta subiu 7,33%, atingindo R$ 299,78 no mês passado.

Os produtos com maiores altas em maio sobre abril foram tomate (+10,76%), extrato de tomate (+4,3%) e cerveja (+3,61%), enquanto as maiores quedas foram batata (-4,76%), arroz (-2,96%) e frango (-2,78%).

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