Tamanho do texto

Aliança prevê troca mútua de ações e aumento de capital sem transferência de controle

RIO - A assinatura da venda de participação da Oi, controladora do iG ,  para a Portugal Telecom (PT) será realizada dentro de até 30 dias, comentou o presidente da Andrade Gutierrez, Otávio Azevedo. A empresa é controladora da Oi.

Ele explicou que a venda dos 10% para a portuguesa será feita de forma proporcional. Ou seja, todos os acionistas manterão proporcionalmente sua participação na Oi. Azevedo disse nenhum acionista vai perder assento no conselho da Oi. A dúvida em relação ao acordo era sobre a possível perda de poder dos atuais acionistas.

"Não há perda de controle em hipótese alguma. Nenhum fundo vai perder poder político", disse o presidente da Andrade Gutierrez após participar de evento no Rio de Janeiro.

O acordo prevê que a participação que a Portugal Telecom terá diretamente na Oi sairá do grupo formado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pelos fundos de pensão dos funcionários da Petrobras (Petros), Banco do Brasil (Previ) e Caixa Econômica Federal (Funcef).

O grupo detém hoje 49,9% da Telemar Participações, que é a holding controladora da Oi de capital fechado, e passará sua participação para 39,9%. Segundo Azevedo, a participação do BNDES sairá de cerca de 16% para 13%. (Juliana Ennes | Valor)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.