Tamanho do texto

Genzyme prevê forte expansão e indica que sua ação vale US$89

Por Toni Clarke e Bill Berkrot

NOVA YORK (Reuters) - O laboratório norte-americano Genzyme apresentou nesta sexta-feira seus argumentos para justificar porque vale mais que os 18,5 bilhões de dólares oferecidos pela francesa Sanofi-Aventis, prevendo lucro em 2011 bem acima das previsões de Wall Street.

A Genzyme disse que suas projeções de lucro implicam em um preço para a empresa de até 89 dólares por ação. Um porta-voz da Sanofi, que ofereceu 69 dólares por ação da Genzyme, disse que isso é "totalmente irreal".

A proposta da Sanofi representa cerca de 19 vezes o lucro médio estimado por analistas para a Genzyme em 2011 de 3,57 dólares por ação.

Mas o presidente-executivo da Genzyme, Henri Termeer, fornecendo pela primeira vez uma meta de lucro para 2011 em encontro com investidores em Nova York, disse que a companhia prevê ganho de 4,30 a 4,60 dólares por ação no ano que vem. Os 89 dólares considerados justos pela Genzyme para o valor de sua ação se baseiam nessa perspectiva.

"Fomos muito claros de que os 69 dólares não são um valor para o início de discussões mais sérias (com a Sanofi)", disse Termeer. "Respeitamos a oferta deles, mas não é uma oferta adequada."

A Genzyme disse ainda que seu medicamento Campath para esclerose múltipla poderá gerar receita anual perto de 3 bilhões de dólares --mais de quatro vezes os 700 milhões de dólares mencionados pela Sanofi-- e que o faturamento poderia se aproximar dos 3,5 bilhões de dólares em 2017.

O grupo independente de pesquisa de mercado BioMedTracker estima que as vendas do Campath sejam de cerca de 1,6 bilhão de dólares em 2019, com alguns analistas calculando que fiquem perto de 2 bilhões de dólares.

A Genzyme disse que vê o Campath se tornando um novo padrão de remédio e que espera que o medicamento tenha mais sucesso que rivais. "Isso é um tremendo ativo para nossos acionistas", disse Termeer.

Para o período de cinco anos de 2008 a 2013, a Genzyme prevê crescimento anual da receita de 12 por cento, atingindo 7,5 bilhões de dólares no final do intervalo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.