Tamanho do texto

Embrapar e Embratel passaram a deter 92,2% do capital total

selo

A Embratel Participações (Embrapar) informou há pouco que adquiriu ontem o controle indireto da Net Serviços de Comunicação, como decorrência da conclusão da compra de 1.077.520 ações ordinárias da GB Empreendimentos e Participações, controladora direta da NET, anteriormente detidas pela Globo Comunicação e Participações S.A. (Globopar).

Conforme o fato relevante, as ações adquiridas representam 5,5% do capital votante da GB e eram objeto de opção de compra outorgada pela Globopar, nos termos do Acordo de Acionistas da GB, celebrado em 21 de março de 2005. Em razão do exercício da opção, a Embrapar passou a deter, em conjunto com sua controlada, Empresa Brasileira de Telecomunicações (Embratel), 10.612.011 ações ordinárias de emissão da GB, correspondentes a 54,5% do capital votante da GB e 38.916.293 preferenciais, correspondentes a 100% das preferenciais da GB.

Em consequência da aquisição, a Embrapar e Embratel passaram a deter, direta e indiretamente, por intermédio da GB, 92,2% do capital total da NET. O preço por ação da GB, pago à Globopar, à vista, foi de R$ 5,97607720, conforme os termos da opção, sendo o valor total da operação de R$ 6.439.342,70.

Ainda conforme o fato relevante, a GB é uma sociedade de propósito específico que detém, exclusivamente, ações ordinárias de emissão da NET em quantidade igual ao total das ações representativas de seu capital social. "Com a aquisição do controle acionário da NET, a Embrapar visa incrementar as suas atividades e as de suas controladas no mercado brasileiro de telecomunicações", diz a companhia, no fato relevante. (Equipe AE)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.