Tamanho do texto

Recurso vai permitir que usuários ativem e compartilhem ofertas com seus amigos por meio da rede social

Depois do Google ter anunciado interesse em entrar no mercado de compras coletivas , o Facebook esta semana também manifestou a vontade de explorar esse mercado. Segundo o site da revista Forbes, a rede social vai testar uma ferramenta chamada "Buy with Friends" (compra com amigos). A ideia é compartilhar ofertas disponíveis na web com os amigos para conseguir grandes descontos.

A novidade foi anunciada na última terça-feira na conferência Inside Social Apps por Deb Lui, chefe do departamento de marketing da companhia. Segundo ela, a ferramenta vai permitir que um único usuário já valide a oferta sem a necessidade de um número mínimo de cupons vendidos. Hoje, as ofertas dos sites de compras coletivas precisam atingir um número mínimo de compradores para terem validade.

O recurso do Facebook não é exatamente o mesmo modelo dos sites de compras coletivas, mas não deixa de ser uma forma de comprar em conjunto para atrair descontos. A ferramenta, por enquanto, está sendo testada com as moedas virtuais do Facebook. Dos usuários que "brincam" com o recurso, mais de 50% deles compartilham com seus amigos as ofertas.

Na semana passada, fotos da ferramenta de compras coletivas do Google vazaram na internet e comprovaram o interesse da companhia de explorar esse mercado. Em dezembro, o Google tentou comprar o Groupon, site pioneiro neste mercado e líder mundial em compras coletivas, por US$ 6 bilhões.

O mercado de compras coletivas surgiu nos EUA em 2009. No Brasil, o primeiro site a investir no modelo foi o Peixe Urbano, inaugurado há quase um ano. Segundo estimativas, existem mais de 500 sites atualmente de compras coletivas no País.

    Leia tudo sobre: facebook