Tamanho do texto

Rede chilena reforça posição como quarta maior cadeia de supermercados no Brasil e aumenta distância com Zaffari, quinto colocado

Com a aquisição da rede de supermercados Bretas, com sede em Minas Gerais, a cadeia chilena de supermercados Cencosud reforça sua posição como a quarta maior varejista do setor no Brasil, atrás apenas das três gigantes: Grupo Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart.

O grupo chileno já é dono do GBarbosa, com sede em Sergipe, que possui 52 lojas e faturou R$ 2,5 bilhões em 2009 . O Bretas ocupava a sétima posição no ranking brasileiro de supermercados, com um faturamento de R$ 2,1 bilhões em 2009 e 59 lojas.

As redes regionais de supermercados já vêm sendo compradas pelas grandes cadeias há cerca de dez anos e, segundo especialistas, esse movimento de consolidação só tende a se acentuar daqui para frente.

Mas a entrada mais agressiva do grupo chileno Cencosud no Brasil causa surpresa e mostra que a companhia planeja se fortalecer em toda a América Latina. A região é um território bastante disputado pelas duas maiores varejistas do mundo, o Carrefour e o Walmart, que atuam globalmente. As duas multinacionais, porém, encontram-se agora em meio a um processo reestruturação de suas subsidiárias no Brasil, o que teria deixado o terreno mais livre para que o Cencosud fosse às compras. 

A aquisição do Bretas e o fortalecimento do Cencosud no Brasil levam a crer que outras redes regionais possam ser compradas nos próximos meses. O acordo mostra que existe apetite por aquisições e que as três grandes cadeias terão de se posicionar para não perder mercado. 

Segundo consultores, redes como o Zaffari, do Rio Grande do Sul, o Prezunic e o Zona Sul, do Rio de Janeiro, são certamente negócios cobiçados pelos grandes grupos de varejo. Mas a questão, como sempre, é o preço. Os controladores dessas empresas não vão vendê-las por valores baixos num momento em que o consumo e o varejo de forma geral estão se expandindo no País. 

O Zaffari ocupa hoje a quinta colocação no ranking de supermercados, como um faturamento de R$ 2, 1 bilhões em 2009 e apenas 29 lojas. Com a integraçao do GBarbosa e do Bretas, o Cencosud ampliará a distância com a rede gaúcha, passando a ter um tamanho duas vezes maior.

O faturamento das três gigantes do varejo - Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart - já está na casa dos R$ 20 bilhões no Brasil. O Pão de Açúcar passou a ter um novo foco, com uma atuação que hoje vai muito além do varejo alimentar. O grupo comprou o Ponto Frio e associou-se, depois, à Casas Bahia, passando a ser o maior varejista de bens duráveis do País.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.