Tamanho do texto

Principais focos da expansão da rede de varejo chilena são Peru e Brasil

Os acionistas da rede de varejo chilena Cencosud, que no Brasil é dona de marcas como o Prezunic, no estado do Rio de Janeiro, aprovaram nesta quinta-feira a emissão de ações em mercados internacionais para financiar a expansão na América Latina.

Se for concretizada no prazo de 120 dias, a emissão se insere no aumento de capital aprovado de 270 milhões de ações que ao preço atual dos títulos no mercado local representa US$ 1,6 bilhão. Em 9 de fevereiro, a empresa, controlada pelo empresário Horst Paulmann, anunciou o início de gestões para colocação de American Depositary Receipts (ADR) no mercado americano.

Em abril de 2011, os acionistas aprovaram aumento de capital no valor referencial de US$ 2 bilhões com o objetivo de financiar o programa de expansão da companhia nos próximos anos. Os principais focos da expansão são Peru e Brasil.

Neste último, o grupo comprou três redes, além do Prezunic, no Rio de Janeiro, redes regionais com atuação nos estados da Bahia, Goiás e Minas Gerais. Com as aquisições, o grupo chileno é o quarto maior do setor no Brasil, atrás do Grupo Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.