Tamanho do texto

Mulheres frequentam mais shoppings que os homens e a maioria vai aos centros comerciais para passear, comer e ir ao cinema

Brasil terá 500 shoppings em 2013
AE
Brasil terá 500 shoppings em 2013
Por volta de 2013, o Brasil já terá 500 shoppings centers. De acordo com uma pesquisa do Ibope Inteligência, o número de centros comerciais no Brasil deverá crescer 13,5% em 2012 em relação ao ano passado, totalizando 470 empreendimentos. No ano que vem, é esperado que 499 shoppings, pelo menos, estejam em operação no País.

As mulheres também vão mais aos shopping centers do que os homens, segundo uma pesquisa feita pelo Ibope Inteligência em parceria com a Alshop (Associação dos Lojistas de Shopping Centers), representando 54% do público que frequenta os centros comerciais.

A pesquisa também revelou que maioria das pessoas, ou 63%, vai aos shoppings para passear,  comer, ir ao cinema ou em busca de serviços. Dos frequentadores dos centros comerciais, só 37% estão lá apenas para fazer compras. 

Segundo o Ibope, a indústria de shopping centers continuará sendo favorecido pelo aumento de domícilios, pelo crescimento da renda real e pela baixa taxa de desemprego.

A região Sudeste é a que abriga a maior quantidade de centros comerciais. No ano passado, foram 219 shoppings, contra 207 em 2010. A região Sul aparece em segundo, mas com um crescimento menor, saindo de 74 em 2010 para 77 em 2011. O Nordeste terminou o ano com 59 shoppings, quando em 2010 foram 55; o Centro-Oeste, com 39, contra 38; o Norte, com 15 contra 13.

A maior parcela dos consumidores de shoppings é das classes A e B, que absorvem acima de 50% do consumo na maior parte dos grupos pesquisados pelo Pyxis Consumo, ferramenta de dimensionamento de mercado do IBOPE Inteligência.

Classe C

De acordo com o diretor de geonegócios da empresa, Antônio Carlos Ruótolo, a classe C será importante consumidora quando seu padrão for elevado para C1 e B2, já que o foco do consumo será na qualidade de vida e não apenas em produtos básicos. Atualmente, a classe C representa 38,7% do consumo desses grupos.

Em 2011, os centros comerciais brasileiros totalizaram 10.163.049 m² de Área Bruta Comercial (ABC), que abrange tanto a área locável quanto as áreas vendidas. Esse volume corresponde a 53 m² para cada 1.000 habitantes. A região Sudeste representa 5.785.000 m² de ABC do país.

Segundo a pesquisa da Alshop, cerca de 51% dos clientes visitam o shopping uma vez por semana.

Veja alguns resultados da pesquisa feita pela Alshop:

Frequência de visitas aos shoppings

Semanal       51%
Quinzenal    17%
Mensal         14%
Ocasional    19%

Motivos para ir ao Shopping

Compras          37%
Passeio           17%
Serviço           12%
Alimentação    13%
Lazer               6%
Outros            10%

Motivos para ir aso shopping por classe social:
                        A     B       C/D
 Compras       41%  37%    31%
Passeio         12%  17%     23%
Serviço          18%  13%     8%
Alimetação      5%   4%      3%
Outros           10%  11%    14%

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.