Tamanho do texto

Segundo ranking da Interbrand, marca do banco vale R$ 20,6 bilhões, seguida pelo Bradesco, com valor de R$ 12,3 bilhões

Com um valor estimado em R$ 20,6 bilhões, o banco Itaú foi avaliado como a marca mais valiosa do Brasil, segundo a consultoria internacional Interbrand. Em parceria com o Insper, foram analisadas as 25 marcas mais valiosas no Brasil. Após o Itaú, estão o Bradesco, com valor de R$ 12,3 bilhões, Petrobras, com R$ 10, 8 bilhões, Banco do Brasil, com valor de R$ 10,4 bilhões, e, em quinto lugar, a Skol, com valor estimado em R$ 6,5 bilhões.

A avaliação foi feita a partir dos dados financeiros das companhias publicados em 2010, referentes ao ano de 2009. "O método que utilizamos verifica os resultados financeiros de cada companhia, seu valor de mercado, a força que a marca tem no mercado e os riscos futuros. Além disso, fatores como autenticidade, relevância, comprometimento  e consistência também são levados em consideração", afirmou Alejando Pinedo, diretor geral da Interbrand no Brasil. Nenhuma informação é passada pelas empresas avaliadas.

A razão de três instituições financeiras estarem entre as cinco marcas mais valiosas reflete o bom momento econômico que o País vive e a importância que o setor tem para o Brasil. Itaú, Bradesco e Banco do Brasil já lideraram o ranking na última pesquisa divulgada pela Interbrand, em 2008, quando companhias de toda a América Latina foram avaliadas.

O Itaú, na última pesquisa, já ocupava a primeira posição no ranking das marcas mais valiosas e reforçou, com a aquisição  do Unibanco, em novembro de 2008, o seu lugar no pódio. "Todo o processo de fusão foi planejado para aumentarmos nossos ganhos e, em 2009, boa parte dos nossos negócios foram feitos com a marca Itaú", disse Fernando Chacon, diretor de marketing do banco. 

Companhias como Gerdau, Usiminas e Vale não foram citadas entre as 25 mais valiosas. Segundo Pinedo, essas empresas foram afetadas pela crise econômica mundial e tiveram ganhos abaixo do esperado. A BR Foods, dona das marcas Sádia e Perdigão, não está entre as 25 porque não divulga os resultados separados de suas marcas.

A Interbrand é uma consultoria internacional e, desde 2001, atua no Brasil avaliando as marcas nacionais.

Outro ranking

Em abril, a consultoria BrandAnalytics divulgou seu ranking de marcas. Nele, as três primeiras posições tinham as mesmas três empresas citadas na pesquisa da Interbrand, embora em outra ordem. A Petrobras liderou, com marca avaliada em R$ 19,2 bilhões. Bradesco e Itaú ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente, avaliadas em R$ 14,8 bilhões e R$ 13,3 bilhões. Banco do Brasil e Natura completavam o time das cinco principais marcas do levantamento.

As dez marcas mais valiosas do Brasil

Itaú, Bradesco e Petrobras lideram o ranking*

Gerando gráfico...
Fonte: Interbrand. *Valores em R$ bilhões
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.